sábado, 11 de março de 2017

Cronograma de cursos de formação, de nivelamento e de aperfeiçoamento são definidos

As associações de bombeiros militares do Rio Grande do Norte definiram com o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros o cronograma dos cursos de Formação de Sargentos (CFS), de Nivelamento de Praças (CNP) e de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).

Conforme previsão estipulada, o CFS vai-se realizar em 4 de setembro, com previsão inicial da participação de 50 militares. Ficou ainda consignada a possibilidade de uma expansão no sentido de incluir mais profissionais no pleito. Para isso, haverá uma análise da do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA).

Por sua vez, o CNP está marcado para começar em 8 de maio. Antes agendado para ocorrer em março ou abril, esse curso precisou ser adiado em função de demandas burocráticas. A junta do Hospital da Polícia Militar passou a solicitar um exame ergométrico, para medir o tamanho muscular, como requisito para averiguar a aptidão do militar de realizar as atividades.

O CAS tem previsão para iniciar em 3 de julho na modalidade de Ensino à Distância (EAD).

O CFS e o CAS serão realizados com carga horária mínima. 

Processo seletivo

O Comando-Geral acertou ainda a realização de um processo seletivo simplificado entre os praças já habilitados para torná-los instrutores dos cursos previstos.

Nesse sentido, as associações fazem um apelo a esses profissionais, no sentido de convocá-los para participarem da seleção. Assim, eles ajudam a viabilizar a possibilidade de promoção dos colegas.

O processo seletivo simplificado deverá ser publicado em breve em BG.

Números

No total, 232 cabos deverão ser habilitados para fazer o CFS. Destes, 40 já passaram pela formação. Prevê-se, para o curso deste ano, mais 50 militares nessa favorável situação, com a possibilidade de expansão para 70.

Portanto, vão-se habilitar boa parte dos cabos. E mais: um percentual da turma de 2002 de soldados deve ser promovido em dezembro de 2018.

Um estudo vai ser elaborado como forma de realizar um CFS específico para eles, a fim de habilitá-los para a mudança, antes que se cumpra o interstício mínimo, em 25 de dezembro de 2018, ou seja, antes que se vença o prazo das promoções.

Reforma

Tratou-se, além disso, da Comissão de Estudos Superiores, responsável pelo regulamento do CSFA, do Manual do Aluno, do planejamento de disciplinas etc.

Ficou definido que o capitão Santos será o responsável por essa comissão. De sua parte, a associação enviará algumas sugestões de minutas para essas demandas, como a reforma do regulamento do CSFA, o Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento.

Por fim, em reunião com o cel. Carvalho, as entidades representativas levaram o pleito para que todos os processos de atualização de níveis remuneratórios sejam iniciados. Embora não haja previsão de pagamento, as associações consideram fundamental a finalização de, pelo menos, todo o trâmite administrativo relacionado às demandas. 

O coronel respondeu prontamente ao pedido. Afirmou estar viabilizando essa situação; disse ainda trabalhar para justamente fazer esse procedimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário