quarta-feira, 22 de junho de 2016

EM REUNIÃO COM SECRETÁRIOS, ASSOCIAÇÕES COBRAM DEMANDAS IMPORTANTES PARA CATEGORIAS


Na sexta-fera (17), as associações de praças reuniram-se com o general Lundgren, Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, e com Tatiana Mendes Cunha, Secretária-Chefe do Gabinete Civil. Nos encontros, as entidades cobraram andamento para temas importantes para as categorias.

O general Lundgren assegurou que vai marcar uma reunião com o Governador Robinson Faria para a entrega da Lei de Organização Básica (LOB). Também anotou as demandas e os processos dos pagamentos dos promovidos e do retroativo, prometendo agilizá-los. Quanto às diárias operacionais, os representantes do governo e das categorias concordaram que sua solução será possível se lançada uma forma de controle e pagamento pela secretaria.

Com o secretário, as associações debateram ainda a questão dos concursos: enquanto o do Corpo de Bombeiros Miliares do Rio Grande do Norte (CBM/RN) está mais adiantado e o da Polícia Militar está tramitando, o da Polícia Civil caminha de forma mais lenta. 

O titular da Sesed reconheceu a postura críticas das entidades, a quem prometeu diálogo. Também foi encaminhado um projeto de lei que garante uma só data de ingresso nas instituições, o que permite que quem está dentro delas não fique sob os limites previstos nos artigos 10 e 11 do Estatuto.

Por sua vez, com a Secretária-Chefe do Gabinete Civil, os representantes das categorias expuseram a necessidade da participação nas decisões a respeito da LOB. Há duas propostas na comissão que trata do assunto na Assembleia Legislativa do RN (ALRN): uma da Associação dos Bombeiros Militares do RN (ABM/RN) e outra dos oficiais do CBM/RN. O caso é diferente daquele visto na PM, no qual já se chegou a um consenso sobre as demandas.

Foi encaminhada uma minuta a ambos os secretários sobre a forma de ingresso no Curso de Formação dos Oficiais (CFO). O documento permite que militares que já ingressaram na instituição possam participar do concurso sem o limite de idade hoje previsto. Solícita, a secretária disse que vai iniciar um processo administrativo com consulta do general Lundgren para posterior envio à ALRN.

Além disso, Tatiana se prontificou a acompanhar do processo dos pagamentos dos promovidos em abril, para agilizar os pagamentos.

Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário